terça-feira, 8 de junho de 2010

Oi, depois de dias longe voltei

“Não sou capaz de dizer que obra ou autor inoculou em mim o vício da leitura,...”
(Decompondo uma bilbioteca – Alberto Mussa – 03.03.2010).

Infelizmente não nasci entre os livros, nem cresci com eles espalhados por toda casa. Cresci sim, com os contos falados. Não sei em que momento minha mãe começou a contá-los, mas lembro-me das noites iluminadas por um candeeiro à querosene e os cinco filhos reunidos para ouvi-la. Era mágico, seus contos, suas histórias... Que saudade!
Não sei se tudo aquilo era verdade. Mas, para ela sim, era tudo real. Sacis, lobos, rezas fortes, cumadre fulôzinha, espíritos bons e maus.
No entanto não fui educada para sonhar, mas para viver cada dia. E, vivendo-os crescí. Um dia descobrí que teria que ler para fazer os trabalhos de literatura da escola. Foi só aí que conhecí alguns escritores. Que grande descoberta!
Terminei a escola e não parei mais até ser guiada por Deus, por caminhos que me levaram a livros, e mais livros, e mais...
Espera! Tem uma bilbioteca neste caminho. Parei! Pelo menos por enquanto.

Esse texto é meu!
Bjóks.

3 comentários:

  1. Você sabe que amei esse texto né?!
    Minha inteligência é hereditária, hehehe...

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Pôxa! vc me fez chorar c/esse texto, pois as histórias contadas por mãe é bem marcante nas minhas lembranças. Ela sabia que não era nada real, mais da forma que ela contava tudo parecia real, engraçado e assustador. Nossa mãe teve uma perspectiva de vida bem melhor do que a esperada p/quem viveu num sítio e assim nós tivemos uma vida melhor que a dela, dando assim uma perspectiva melhor p/nossos filhos. Tenho tb paixão pela leitura, estou sempre lendo algum livro não importando muito gênero, romance, político, terror, auto-ajuda... A bíblia é o mais completo de todos. Legal mana! continue sempre assim, a buscar, sonhar e realizar. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas as lembranças que marcaram nossa infância, temos mesmo que nos emocionar. Esse texto esta em um livro on line, tem outras experiência de leitura lá. Dá uma olhadinha, Obrigada!

      Excluir